Notícias
15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
O Dia da Proclamação da República do Brasil é comemorado anualmente em 15 de novembro e é considerado um feriado nacional.
A Proclamação da República do Brasil foi decretada em 15 de novembro de 1889, sendo este o momento em que o regime republicano foi instalado no país, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e acabando com a soberania de Dom Pedro II, imperador do Brasil naquele tempo.
A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, a antiga capital do país, por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Império.
Marechal Deodoro da Fonseca instituiu uma república provisória e se consagrou o primeiro presidente do Brasil. A partir desse momento, a população poderia eleger os seus governantes, através de voto direto.
O Brasil era considerado o único país independente do continente americano que ainda era governado por um imperador. A independência do país já havia sido conquistada em 7 de setembro de 1822, através do decreto de D. Pedro I.
A letra do Hino da Proclamação da República foi escrita por Medeiros de Albuquerque, e a música composta por Leopoldo Miguez.
Hino à Proclamação à República do Brasil
Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Estamos de luto por um amigo
Hoje é aniversário do Vereador Percivaldo
Hoje é aniversário do Vereador Percivaldo.
Desejamos muitos anos de vida e saúde, parabéns!
Feliz aniversário, Vereador Ricardo!
Feliz aniversário, Vereador Ricardo!
Desejamos muitos anos de vida e saúde, parabéns!
Sete de Setembro, Dia da Independência do Brasil
Que a ordem e o progresso estejam sempre presentes nas consciências de todos os brasileiros, principalmente daqueles que legislam, jugam e executam as leis.
Como verdadeiros guardiões da lei e da ordem na incansável luta em defesa dos direitos dos cidadãos.
Apesar de todos os problemas enfrentados, lutamos para evitar que o caos e a desordem se instalem no país.
Embora isso seja algo difícil de acontecer, o cidadão vive diariamente com a esperança de um Brasil melhor!
Mais enquanto isso vamos seguir o curso da vida acreditando sempre em um Brasil melhor e igualitário para todos os seus milhões de cidadãos.
Hoje é o aniversário de Rafael e Tavinho.
Hoje é o aniversário de Rafael e Tavinho.
Desejamos felicidades, muita paz e que Deus continue abençoando vocês e conceda muitos anos de vida e saúde, parabéns!
Hoje é aniversário do Vereador Nerinho.
Hoje é aniversário do Vereador Nerinho.
Desejamos muitos anos de vida e saúde, parabéns!
Hoje é o aniversário do vereador Antônio
Hoje é o aniversário do vereador Antônio.
Desejamos felicidades, muita paz, prosperidade e que Deus continue te abençoando e lhe dê muitos anos de vida e saúde.
Feliz Dia do Comerciante igrapiunense!
Coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação são algumas das qualidades que formam os nossos comerciantes.
Classe que sempre enfrenta barreiras e não importa a dificuldade, se mantém de pé, atendendo a todos com um lindo sorriso no rosto.
Feliz Dia do Comerciante igrapiunense!
Mais um Importante projeto aprovado em beneficio da população
Em 14 de abril de 2021, a vereadora Cecília Mendes protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei que visava regulamentar no município de Igrapiúna a Lei Federal N º 13.977, de 8 de janeiro de 2020, que Institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
O projeto foi aprovado por unanimidade e nesta quinta-feira, dia 15 de julho, representando a Câmara Municipal a vereadora esteve presente durante a entrega das primeiras unidades da carteirinha que garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social para pessoas diagnosticas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Para Cecília, “Igrapiúna avança ainda mais no que se refere à inclusão social com a emissão do documento,” destaca.
10 de Julho dia Mundial da Lei
“A liberdade é o direito de fazer tudo quanto as leis permitem: e, se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem, não teria mais liberdade porque os outros teriam idêntico poder.” - Barão de Montesquieu
Parabéns ao Presidente da Câmara Cristovão
Hoje é o aniversário do nosso presidente Cristovão
Desejamos felicidades, muita paz, prosperidade e que Deus continue te abençoando e lhe dê muitos anos de vida e saúde.
Recesso parlamentar
Atenção! Entramos em recesso, dia 03 de agosto estamos de volta.
2 de Julho Independência da Bahia
São 198 anos de independência e liberdade de um povo forte e batalhador.
Viva nossa Bahia!
Viva o nosso povo!
Viva a independência!
Feliz São João
A Câmara de Igrapiúna deseja a todas e todos um ótimo feriado de São João. Infelizmente, as circunstâncias atuais não são as melhores para celebrar; é preciso cuidado. Por isso, vale ressaltar a importância de manter a atenção com o coronavírus, evitar ambientes fechados em que haja aglomeração. Usem máscara. Lembrem-se, isso tudo vai passar e, com o avanço da vacinação no Brasil, em 2022 poderemos comemorar como a festa merece, com abraços, carinhos e muito forró. Boas festas! Cuidem dos seus, cuidem de todos.
Hoje é dia de Corpus Christi
Sempre cai numa quinta-feira. O que, para a maior parte dos brasileiros, significa enforcar a sexta e curtir um feriadão - em tempos de Covid-19, idealmente, sem aglomeração. Mas, afinal, o que significa Corpus Christi? Qual é a história desse feriado religioso transformado em ponto facultativo?
Antes de mais nada, a festividade não remonta a nenhum registro bíblico ou passagem atribuída a Jesus Cristo em vida. Foi uma invenção medieval, de 1209, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (1193-1258) passou a ter visões que, segundo ela depois relatou ao então cônego Tiago Pantaleão (1195-1264), solicitavam à Igreja que houvesse uma festa em honra ao sacramento da eucaristia.
Em 1261, Pantaleão se tornou papa e assumiu o nome de Urbano IV. Dois anos mais tarde, um milagre teria acontecido em Bolsena, na região de Roma — o relato é de que um padre viu escorrer sangue da hóstia enquanto celebrava a eucaristia. Em função disso e recordando as confidências da freira, Urbano instituiu a festa de Corpus Christi.
“É um ato de adoração à hóstia consagrada, uma vez que os católicos acreditam que, naquele pão, está a presença real de Jesus Cristo”, explica a vaticanista Mirticeli Medeiros, pesquisadora de história do catolicismo na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. “Na hora da missa, aquele pão passa por um processo de transubstanciação, ou seja, de simples pão, torna-se o corpo de Cristo — Corpus Christi ou Corpus Domini.”
Procissões
Pela tradição, a festa é um momento em que essa hóstia consagrada sai da Igreja ao encontro dos fiéis. Por isso as procissões se tornaram características. De acordo com a bula papal que instituiu a celebração, datada de 11 de agosto de 1264, Corpus Christi deve ser celebrada sempre na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade — esta ocorre no domingo depois de Pentecostes. Como essas datas do calendário religioso são móveis, isso explica não ser um dia fixo todos os anos.
De acordo com levantamento realizado pelo padre Arnaldo Beltrami (1937-2001), antigo porta-voz da Arquidiocese de São Paulo, as celebrações começaram antes do aval papal, ainda em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Liège, na Bélgica. Por influência da freira Juliana. No início, a festividade era restrita ao interior da igreja. “Em 1247, aconteceu a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana”, pontua o texto de Beltrami.
Depois da oficialização do papa, a festividade começou a se espalhar. Em Colônia, na Alemanha, há registros de procissões a partir de 1270. Em 1317, papa Clemente V (1264-1314) conferindo maior importância ao evento, decretou-a “um dever canônico mundial”. João XXII (1244-1334), o pontífice seguinte, instituiu o hábito de levar a eucaristia em procissão por vias públicas como um dever do clero.
Atualmente o Código de Direito Canônico expressa, no cânon 944, a obrigação da celebração como “o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia”, determinando que “onde for possível, haja procissão pelas vias públicas”.
A tradição dos enfeites
Com toda essa simbologia, virou tradição o enfeite dos espaços públicos para a passagem de procissões, com tapetes, pinturas ou ilustrações religiosas feitas com serragens de madeira coloridas. Uma manifestação que, no Brasil, acabou se misturando ao próprio folclore. “Nós, no Brasil, importamos a ideia de Portugal, onde logo após a instituição da solenidade passou a haver o costume de fazer procissões e enfeitar as ruas em honra à eucaristia. Na Itália também, mas não em todas as cidades — eles chamam de ‘infiorata di Corpus Domini’, porque além das serragens, colocam flores no chão”, explica a vaticanista Mirticeli Medeiros.
Desde o fim da Idade Média, esse costume de ornamentar as vias públicas para as procissões acabou se desenvolvendo sobretudo na península Ibérica. Conforme ressaltou padre Beltrami, “a decoração das ruas para a procissão de corpus Christi é uma herança de Portugal” que se tornou “tradição brasileira”. “Muitas cidades enfeitam suas ruas centrais com quilômetros de tapetes, feitos de serragem colorida, areias, tampinhas de garrafa, cascas de ovos, pó de café, farinha, flores, roupas e outros ingredientes”.
Há uma divergência fundamental entre os cristãos quanto ao significado da celebração — e, por isso, trata-se de um feriado apenas católico. “Há uma divergência teológica a respeito do corpo de Cristo”, explica historiador, filósofo e teólogo Gerson Leite de Moraes, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
“Os protestantes não enxergam a transubstanciação, como os católicos, no sacramento da eucaristia. Para os católicos, no momento da santa ceia, a hóstia se transforma no corpo de Cristo. Para os protestantes, alguns acham que é simbólico e outros acham que é pela fé, mas não há uma crença na transformação dos elementos, como pensam os católicos.”
Sessão Ordinária - 25/05/2021
Na sessão desta terça-feira (25), foi apresentada no plenário o projeto de Lei Nº 09/2021 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2022 e dá outras providências, a qual foi enviada para as comissões.
O vereador Nildo indicou melhoramento no sistema de abastecimento de água no assentamento Bom Jesus/Manjerona, devido o sistema de água ser antigo e está dando problemas constantemente.
Também indicou o melhoramento do trecho da estrada que dá acesso ao limoeiro, mais precisamente da entrada da Jaqueira até Domingas Miranda.
Parabéns, técnicos e auxiliares de enfermagem!
Hoje comemoramos o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.
Esses guerreiros e guerreiras que tem lutado arduamente no combate ao coronavírus e cuidando da população.
Parabenizamos a todos técnicos e auxiliares de enfermagem por essa data tão especial.
Sessão Ordinária - 18/05/2021
Na sessão desta terça-feira (18) foi apresentado projeto de lei n° 08/2021 que autoriza o poder executivo municipal a celebrar convênios, contratos, termos de parcerias e outros ajustes com diversos órgãos públicos,federais, estaduais e também empresas e entidades públicas e privadas. O qual foi aprovado por unanimidade, devido a alta relevância do projeto para a nossa cidade.
Além disso, estiveram presentes a Secretária de desenvolvimento Social Rafaela Vidal, a Presidente do CMDCA Emanuela souza, o Presidente do Conselho Tutelar Alessildo, e a Advogada Laisa para falarem sobre a importância do Dia Nacional do Enfrentamento ao abuso e exploração sexual da criança e adolescente.
Apoiamos essa causa e estamos à disposição no que for preciso para ajudar!
Sessão Ordinária - 11/05/2021
Aprovada pela Câmara Municipal, com contribuição dos Vereadores, a Lei municipal Nº 492 de 10 de maio de 2021, que concede isenção total e parcial do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.
O benefício é exclusivo para famílias inscritas no Cadastro Único contempladas no Programa Bolsa Família.
Art. 1º. Fica isento do pagamento integral do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU (ano base de 2021), o imóvel que seja de propriedade de qualquer pessoa que ali habita, desde que o grupo familiar esteja inscrito no Cadastro Único e estar contemplado no Programa Bolsa Família.
Art. 2º. Fica isento do pagamento parcial, com concessão de desconto de 50% (cinquenta por cento) da alíquota, do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU (ano base de 2021), o imóvel que seja de propriedade de qualquer pessoa que ali habita, desde que a renda familiar não ultrapasse o valor de um salário mínimo.
Art. 3º A isenção poderá será requerida junto à Prefeitura Municipal de Igrapiúna pelo proprietário do imóvel ou por quem tenha poderes para tal.
Acesse a lei completa no Diário Oficial ou clica no link abaixo
http://igrapiuna.ba.gov.br/galeria/diario/DO_01_14202021.pdf
Sessão Ordinária - 04/05/2021
Hoje foi dia de apreciar o projeto de lei que concede isenção total e parcial do pagamento do Imposto Predial e Territorial para diversas famílias carentes do nosso município.
O projeto leva em consideração o momento de pandemia que estamos enfrentando e a dificuldade financeira que várias famílias estão passando nesse momento, além de atender ao interesse público, consubstanciado no atendimento às famílias mais carentes do nosso Município, diminuindo sobre elas os impactos financeiros decorrentes da cobrança do IPTU.
Todos os vereadores presentes na sessão desta terça-feira 04/05 votaram a favor do projeto.
Feliz dia do Trabalhador
Nossos parabéns a toda a classe trabalhadora! Vocês movimentam o nosso município e merecem toda a honra e valorização.
Feliz dia do trabalhador!
Sessão Ordinária - 27/04/2021
Confira abaixo todas as indicações feitas na última sessão ordinária do dia 27 de abril.
O vereador Percinho indicou:
Construção de uma passarela para passagem das pessoas em direção da casa da Sra. Lio.
O vereador Neu indicou:
A Construção de uma ponte de cimento na Região do Rio do Braço próximo a Edelvira.
A vereadora Cecília indicou:
Realizar serviço de limpeza dos terrenos baldios em toda a cidade.
Colocação de postes com braços de lâmpada na Rua do Luiz próximo a Curica.
O vereador Neirinho indicou:
Aterro no Povoado do Pau D ́óleo do Sr. Cosme para Nita.
Estamos de luto
O presidente Cristóvão Alves Cruz (DEM), no uso de suas atribuições, decretou luto oficial de três dias na Câmara Municipal em virtude do falecimento do ex-vereador Rafael Rocha Gonçalves Santos na manhã desta quarta-feira, 14 de abril.
Internado por complicações da Covid-19, Rafael não respondeu ao tratamento e faleceu aos 34 anos deixando a esposa Elzelita da Paixão Santos, os filhos Rafaela Rocha dos Santos, Rakiel Rocha Gonçalves dos Santos e familiares, com quem a Casa do Povo se solidariza neste momento de dor.
A notícia foi recebida com pesar pelos vereadores, amigos e colegas da Casa Legislativa, pois foi no local, em que Rafael partilhou entre os anos de 2013 e 2016, o desejo de contribuir com uma cidade melhor para os igrapiuneses.
Sessão Ordinária 30 de Março
Na sessão desta terça-feira (30) foram apresentadas 26 indicações:
Sessão Ordinária 09 de Março
Nesta terça-feira (09) ocorreu a segunda sessão ordinária, onde o assunto em pauta foi a discussão e votação das seguintes comissões:
Justiça e Redação,
Orçamento, Contas e Finanças,
Saúde, Educação, Obras e Serviços Públicos.
A sessão foi finalizada após a votação de todos os vereadores presentes
Câmara de Igrapiúna, mais transparente e perto de você.
Dia Internacional da Mulher
Hoje gostaríamos de homenagear todas as mulheres do mundo por serem guerreiras e batalharem todos os dias sabiamente para defender a verdade e a justiça.
“A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.”
Autor: Immanuel Kant
A Câmara de Igrapiúna deseja não somente um feliz Dia Internacional da mulher, mas um ano inteiro repleto de carinho e felicidade.
Vamos juntos na luta contra o coronavírus!
Estamos passando por um novo pico da pandemia do coronavírus em nossa região, os casos têm aumentado e as medidas de prevenção tiveram que ser decretadas mais uma vez!
Para evitar a proliferação do vírus cada um de nós deve fazer a sua parte!
Cuide da sua saúde, dos seus familiares e dos seus vizinhos.
Use máscara, álcool em gel e evite aglomerações. Caso apresente algum sintoma da doença, vá até a unidade de saúde mais próxima.
Vamos juntos na luta contra o coronavírus!
Seja responsável, seja consciente, não deixe o vírus matar mais gente!
Parabéns Vereadora Cecília
Hoje é aniversário da Vereadora Cecília.
👏
Desejamos muitos anos de vida e saúde, parabéns!
O papel de fiscalizar o prefeito
O papel de fiscalizar o prefeito
As atividades do vereador não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município. Existe ainda uma função ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da nossa democracia. Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal, ou seja, das ações do prefeito.
O ato de fiscalizar torna mais equilibradas as ações do Poder Executivo. Isso é essencial para que o poder do prefeito não se torne tão grande que o deixe acima da lei, como um monarca ou um ditador.
É por isso que a lei prevê expressamente alguns deveres importantes dos vereadores em relação à prefeitura, como:
Fiscalizar as contas da prefeitura, de forma a inibir a existência de obras superfaturadas e atrasadas;
Fiscalizar e controlar diretamente os atos do Poder Executivo, inclusive da administração indireta (por exemplo, visitar órgãos municipais e fazer questionamentos por escrito ao prefeito, que é obrigado por lei a prestar esclarecimentos em até 30 dias);
Criar comissões parlamentares de inquérito;
Realizar o chamado controle externo das contas públicas, com ajuda do Tribunal de Contas do Estado ou do Município responsável.
Ações do documento